True
aa

The Club

London Pub

Odoo • Image and Text
LOCAL

Aeroporto Humberto Delgado, Lisboa

TIPOLOGIA
Sports Bar

ANO 
2018




BRANDING

WDL - Brand & Retail

AMBIENTE E ARQUITECTURA
WDL - Brand & Retail 





  O "The Club - London Pub" trata-se de um conceito, que surge do desafio proposto pela administração da ANA - Aeroportos de Portugal em criar um nicho de diferença num ambiente de aeroporto, que alia a vertente da alimentação rica a uma carta de cervejas internacionais e variada, sempre com foco nos eventos desportivos enquanto entretenimento de eleição.

O projecto foi pensado de raíz pelo nosso atelier de design, responsável pela criação da marca The Club e pelo tratamento de toda a sua identidade, como a atribuição do nome e assinatura, tal como a elaboração do logotipo.   

Para além do branding, a WDL demonstrou a sua vertente de arquitectura e design de interiores, na concepção do espaço e ambiente do restaurante.   

Em colaboração com o cliente, foi desenvolvido um espaço que permite conviver no mesmo lugar, o espírito anglo-saxónico de pub inglês, aliado a um ambiente distinto e requintado, à semelhança dos espaços comerciais envolventes. O objectivo passa por proporcionar uma experiência premium a um valor acessível. 

A concepção deste conceito tem o foco na criação de um espaço único, moderno, com raízes no tradicional, sofisticado e acolhedor, sem cair na mimetização do conceito tradicional de pub.

 

O espaço conta com uma arquitectura sóbria, mas original, onde a operacionalidade funcional e a componente tecnológica convivem e assumem um papel relevante na empatia dos passageiros, para entrarem neste espaço, e assim potenciarem a sua vontade ao consumo.

O conceito "The Club" assenta em 3 grandes pilares: a cerveja, uma bebida bastante apreciada pelo público-alvo anglo-saxónico, a gastronomia, existindo a preocupação em oferecer uma variedade de diferentes sabores combinados, sem esquecer os pratos britânicos tradicionais como o fish & chips e o english breakfast, e o desporto, característica inerente a um pub.

A associação ao desporto é essencial para a vivência de um pub, em função disso, foram distribuídos vários ecrãs pelo espaço, seja junto ao balcão, ou nas mesas, que transmitem os mais variados eventos desportivos. 

Para comunicar de melhor maneira todo o conceito do restaurante, a WDL desenvolveu as fardas dos colaboradores, ementas, pranchetas, individuais, reclamo, tapume, e comunicação de parede, tudo de acordo com a identidade visual da marca.

Na criação da Identidade, foi dado ao conceito o nome "The Club", que junta duas palavras numa sonoridade agradável e fácil de pronunciar ao ponto de poder ambicionar ficar retido na sua memória.

A assinatura - London Pub - foi igualmente escolhida na ambição de gerar identificação imediata do espaço.

O projecto contempla zonas diferencias que, embora harmonizadas no conjunto, se podem definir separadamente: a zona dos produtos do dia, o balcão de bar, o nicho  a zona de sala, a zona de lounge e a zona técnica/cozinha. 

Para tal, o desenvolvimento do espaço consiste no conforto proporcionado pela distribuição cuidada dos elementos de iluminação, pela sua intensidade e tom, pela inclusão de mobiliário inovador, tendo em especial atenção a ergonomia, o conforto, a manutenção e a durabilidade.

Pretendeu-se harmonizar a paleta de cores, materiais e elementos decorativos, criando um ambiente cómodo e relaxante, mas ao mesmo tempo sofisticado e contemporâneo. Importa referir a inclusão de plantas de porte médio como elementos cénicos, devidamente enquadrados que reforçam a experiência que se pretende transmitir.