SONAE MC

Líder no setor de retalho alimentar em Portugal

Odoo • Image and Text

CLIENTE
Sonae MC

PAGINAÇÃO
WDL - Brand & Retail

TIPOLOGIA
Identidade, Website e Infográfico 


A SONAE MC é uma empresa líder no sector de retalho alimentar em Portugal, que apresenta um portefólio diversificado de insígnias, formatos e canais, com uma ampla gama de produtos e serviço de elevada qualidade a preços competitivos.

A WDL colaborou com a Sonae MC no desenvolvimento de acções de comunicação interna nos mais diversos formatos, como newsletters, templates, dashboards e apresentações para congressos, todos desenhados à medida consoante a temática e público-alvo a que se destina. O foco principal destas ações está na divulgação e análise das várias métricas de consumo com sistematização de dados e infografias explicativas, aos próprios colaboradores da empresa.


No que diz respeito a projectos de investigação e análise de dados, a WDL esteve igualmente presente, em diversas edições, na concepção do estudo Radar que aborda o Mercado e o Consumidor.

Participou também na construção do website para o departamento direcção ao cliente - consumer insights com o objectivo de agrupar todas as newsletters internas.

Todos os projectos desenvolvidos pela WDL para a Sonae MC, têm um pequeno trabalho identitário e de definição cromática e iconográfica. 



No que diz respeito aos projectos de Identidade da Sonae MC, a WDL esteve envolvida no processo de branding ao criar de raiz, a identidade do projecto “Um dia na vida do consumidor” que estuda o comportamento dos consumidores, e acompanha o seu processo de planeamento, escolha e experiência de compra. 

O elemento geométrico do símbolo procura transmitir a construção de um todo através de várias peças de puzzles, várias conversas, discursos e experiências. Esta construção resulta na forma de um balão de discurso que aponta para a palavra consumidor. Afinal este projecto assenta sobretudo na experiência e no relato destes e da sua interpretação. Num terceiro nível de leitura temos o perfil humano que se insere dentro desta forma, com uma janela que se abre e deixa vislumbrar o seu interior, uma caixa de pensamentos e opiniões relevantes.


Aliado a tudo isto temos as cores quentes que remetem para as relações e contacto humanos, tão fundamentais ao correcto funcionamento do projecto ‘um dia na vida do Consumidor’.

A WDL foi também responsável pelo rebranding da Satisfação ao Cliente e pelo desenvolvimento de logotipo, cartazes e relatório interno da marca. Através do rebranding, pretendeu-se transmitir um sentimento antropomórfico, harmonioso e relacionável.