Odoo • Image and Text

LOCAL 
Faculdade NOVA SBE, Carcavelos

TIPOLOGIA 
Padaria

ANO 
2018

BRANDING
WDL - Brand & Retail

AMBIENTE E ARQUITECTURA 
WDL - Brand & Retail



A WDL esteve desde o início envolvida no desenvolvimento da Padaria do Bairro, tendo sido a equipa responsável pelo  branding e comunicação do projecto

Neste sentido, foi convidada a colaborar no desenvolvimento do novo espaço da Padaria do Bairro para o  Campus de Carcavelos da Faculdade Nova SBE.

Trata-se de uma padaria que oferece diversos sabores e qualidades exclusivas de fabrico próprio, e que se preocupa com um estilo de vida saudável ao repensar e actualizar as fórmulas tradicionais de pastelaria e respectivos ingredientes, com o propósito de reduzir a quantidade de açúcar e gorduras saturadas.  

O conceito da marca passa por transmitir, como o nome indica, o espírito de uma padaria de bairro lisboeta, aliado à sofisticação e modernidade das tecnologias. Esta junção do tradicional com o moderno proporciona aos clientes uma experiência  premium a um valor acessível. 

Neste espaço da Faculdade NOVA SBE, a Padaria do Bairro pretende convidar à pausa e ao convívio, no conforto e descontracção de uma típica padaria familiar, adaptada às necessidades e ao ritmo dinâmico de uma instituição de ensino conceituada como a que irá operar no novo   Campus de Carcavelos.

A integração paisagística do espaço e a sua vista privilegiada, onde a cultura e bem-estar associados à praia e ao mar, estendem-se e personalizam um ambiente único, harmonioso e dinâmico, onde se alimenta o corpo e a mente.

Odoo • A picture with a caption
 Padaria do Bairro NOVA SBE. Fotografias e simulações 3D.

No que diz respeito à identidade, surge o nome ‘Padaria do Bairro’, que se traduz numa sonoridade simples, marcante, familiar e de fácil pronunciação. É igualmente evocativo da confiança, proximidade e qualidade das típicas Padarias de Bairro Lisboetas.

Todo o universo gráfico procura uma integração indelével no espaço, com preocupações de unir e transportar micro apontamentos do tradicional e do  vintage para a modernidade. O rústico e o novo, lado a lado, convivendo numa integração original, fresca e confortável, traduzindo-se em tons quentes, mas suaves, a servirem de ambiente à força e simplicidade dos elementos neutros (ex: preto sobre bege).

O nosso atelier de design esteve envolvido na criação da linha de comunicação da Padaria do Bairro, ao desenvolver um vasto conjunto de peças de comunicação por todas as padarias da marca, como molduras, autocolantes, flyers, ardósias, totem, ementas, etiquetas, suportes de comunicação, pranchetas, fardas, tabuletas, design da viatura, dos carrinhos de tabuleiro e das vending machines, montras, menuboards, preçários, packaging, guarda vento, guardanapos, individuais, sacos, saquetas, sinaléticas, expositores, mangas para copos, cestos, caixas, placas, e produção e aplicação de vinil. 


Relativamente à concepção do espaço, este foi reinterpretado para que se integre na filosofia do    Campus de Carcavelos, nomeadamente na criação de diferentes zonas que se caracterizam pelo ambiente acolhedor e confortável, que promove o encontro colaborativo entre alunos, professores, empresas e comunidade.

Os critérios comuns a todas as zonas do projecto são a funcionalidade e o conforto, pensados com grande cuidado.

O conforto é proporcionado pela distribuição cuidada dos elementos de iluminação, pela sua intensidade e tom, pela inclusão de mobiliário ergonómico, confortável e de materiais e acabamentos de fácil manutenção e elevada durabilidade.

Pretendeu-se harmonizar a paleta de cores, materiais e elementos decorativos criando um ambiente cómodo e relaxante, mas ao mesmo tempo sofisticado e contemporâneo. Importa referir a inclusão de plantas de porte médio como elementos cénicos devidamente enquadrados que reforçam a experiência que se pretende transmitir. 



Marca e Comunicação

Várias aplicações da identidade desenvolvida e aplicada no espaço.

Odoo • A picture with a caption
Padaria do Bairro do Chiado.