True

FPA

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANDEBOL

CLIENTE

Federação Portuguesa de Andebol

MARCA E COMUNICAÇÃO
WDL - Brand & Retail
TIPOLOGIA
Identidade



Odoo • Text and Image

IDENTIDADE

A federação de andebol de portugal foi fundada em 1 de Maio de 1939.

O andebol está no topo das modalidades e é uma referência a nível nacional e internacional. A presença regular do andebol português nas mais importantes actividades internacionais atrai mais público e provoca um crescendo de audiências.

VALORES


NACIONALIDADE

A clara distinção e identificação da nacionalidade de uma entidade oficial é essencial, sobretudo ao nível das representações internacionais, pelo que o uso dos símbolos nacionais na identidade é fundamental.

 


CREDIBILIDADE

Os aspectos gráficos associados às diferentes federações nacionais devem passar os ideais de isenção, rigor e credibilidade da entidade enquanto órgão de gestão da modalidade que representa.

 


MODALIDADE

O Andebol enquanto modalidade, representada por esta federação, deve ser uma componente fundamental da identidade gráfica, devendo por isso os valores que o caracterizam (dinamismo, movimento, texturas, etc) estar claramente representados.

EVOLUÇÃO DO LOGOTIPO

Os vários estudos e evoluções do Logotipo foram no sentido de conseguir representar de forma a que este elemento realce o dinamismo e força que caracterizam o Andebol, apresentando-se orgânica e fluída, com linhas inspiradas na posição de um jogador no momento de remate à baliza. Para reforçar a ligação ao desporto a textura de uma bola de andebol é subtilmente integrada com os restantes elementos.

O uso das cores da bandeira, e o recurso ao símbolo do escudo nacional, contextualizam imediatamente a entidade enquanto uma organização oficial portuguesa, rigorosa e imparcial.  

Para além da Identidade da própria Federação de Andebol de Portugal, o atelier de design da WDL desenvolveu a identidade do conjunto de campeonatos de andebol (Campeonato Nacional e 1ª Divisão Femina e suas respectivas taças (Taça de Portugal e Supertaça), tal como foi responsável pelo branding do Campeonato da Europa de Andebol Feminino de Sub-19 em 2015 em Portugal. 

Foi criado toda uma linha de comunicação para a FPA composta por cartões de visita, papéis de carta, envelopes, cartões de andebol fan e CIPA, galhardetes, pastas A4, pins, flyers, telas, t-shirts, roll ups e boletins de jogo.

A WDL esteve igualmente envolvida na elaboração de apresentações a sponsors e à imprensa sobre o rebranding da FPA, tal como apresentações sobre Andebol de Praia e Andebol 4Kids. 

Para uma comunicação mais orientada para o digital, foi construído um revigorado e modernizado layout para o novo website da Federação, de acordo com o rebranding efetuado.