Campo das Cebolas, Lisboa
ANO
2019
WDL. Brand & Retail
A equipa da WDL foi convidada a desenvolver a marca da mais recente marisqueira do grupo Food Collection, desenvolvendo toda a identidade visual para este projecto. Tendo como mote o ambiente desenvolvido procedeu-se ao desenvolvimento criativo para o nome, o logotipo, elementos gráficos da identidade e todos os suportes de comunicação da loja.
A Deep Blue difere das outras marisqueiras da capital, pela sua decoração moderna, sóbria e elegante, inspirada nas clássicas marisqueiras francesas, mas com um toque moderno, apresentando uma carta tipicamente portuguesa. O ambiente é acolhedor e discreto, com um visual que foge ao tradicional, recorrendo a uma madeira quente e ao azul petróleo nas paredes. A elegância e a modernidade juntam-se assim ao aspecto mais tradicional para criar um espaço agradável e distinto.
Foi selecionado o nome Deep Blue. Um nome internacional para atrair não só os cidadãos locais como as centenas de turistas que frequentam a zona privilegiada onde está localizada a marisqueira. Trata-se de uma homenagem ao azul característico das profundezas do Oceano, que transmite harmonia e tranquilidade a quem o visitar.
Os elementos chave da marca são o logotipo e o padrão característico da marca, convivendo em harmonia e equilíbrio visual.
No que diz respeito ao logotipo, foram explorados vários elementos marítimos até se obter a versão final. O logotipo embora moderno, é inspirado no tradicional, com influências claramente marítimas como o selo circular, associado à bússola e ao leme, bem como o elemento da corda na sua expressão simplificada.
A referência alimentar do logotipo recai sobre a figura da lagosta, que não só é algo que podemos encontrar num aquário no interior do espaço, como é normalmente considerado o ponto alto de uma marisqueira. O apontamento da data de abertura no próprio logotipo remete para logotipos com uma tradição histórica, com o objectivo da marca se propagar e ver no próprio símbolo um marco histórico.
De uma forma geral, a linguagem gráfica é minimalista, recorrendo a apenas 2 cores, o azul e o branco. A tipografia para a palavra Deep Blue é condensada, de hastes elegantes, numa referência quase art déco. As restantes escolhas tipográficas demonstram leveza e espaço para proporcionar uma boa leitura.
Procurou-se que todos os elementos funcionassem entre si, desde os espaços brancos às texturas. O objetivo é que o conjunto dos elementos seja coeso e que os elementos funcionem entre si como um todo, acrescentando um bocadinho da tradição e história associada a este tipo de conceitos.
Foi igualmente desenvolvido um padrão que é um dos elementos gráficos principais e diferenciadores da marca. É um padrão orgânico, de linhas estilizadas, e que remete para o universo marítimo através da representação de conchas que podem também ser lidas como escamas. Há uma correlação entre a inspiração parisiense e o padrão que reflete uma geometrização de um elemento orgânico.
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