WINE BAR

FIRST CLASS

Cliente

Grupo Alentejo

Marca

WDL, Gabinete de Projecto – by Wonderland®

Projecto de Arquitectura

Contacto Atlântico

Local

Aeroporto Sá Carneiro, Porto

Tipologia

Bar e Loja

Ano

2015

Projecto de Arquitectura

Este conceito surge do desafio de responder à ambição de criar um espaço diferenciado e distinto com um posicionamento de requinte e autenticidade. Neste espaço a oferta de vinho vem acompanhada pela respectiva harmonização com produtos tradicionais de qualidade superior.

O conceito do “First Class WineBar” em termos de espaço apresenta uma preocupação em responder de uma forma moderna e distinta, a uma total integração nas linhas elegante e espaçosas do espaço arquitectónico do Aeroporto do Porto.

As formas sóbrias e elegantes atribuídas aos diferentes planos da fachada convidam o Passageiro a olhar o espaço no seu todo, descobrindo uma Identidade única e distinta onde o requinte dos materiais, o design de mobiliário e a palete cromática utilizada, o convidam a entrar para descobrir as formas e os aromas do “First Class WineBar”.

As diferentes zonas do espaço interior prevêem uma fluidez de movimentos dos Passageiros desde que este identifica o espaço, até ao momento em que se dirige ao interior, onde pode desfrutar de uma zona de exposição apoiadas por mesas altas e com iluminação ambiente, ou optar por um lugar sentado à mesa enquanto aguarda por um serviço de mesa eficiente e diferenciado.

O percurso pelo interior é uma viagem sensorial ao longo de uma requintada e apetecível montra de produtos, complementada pelos aromas de requintadas iguarias. Os produtos estão dispostos em expositores de design elegante e funcional onde o protagonista é o Produto.

Projecto de Comunicação

As raízes de estudo que estão por detrás do desenho do logotipo e restantes elementos são claramente de influência Arte Nova, na sua variante mais geométrica, com recurso a uma tipografia muito específica, invocava da época. Contudo esta foi trazida para os dias de hoje com uma abordagem monocromática, deixando assim que as imagens de produtos, ou os próprios produtos, sejam as vedetas de grande impacto de todas as comunicações.

Esta comunicação foi desenvolvida em complementaridade ao espaço arquitectónico, pretendendo reforçar o conceito de WineBar, assente numa imagem de elegância e distinção, recorrendo a uma componente formal limpa e a uma paleta cromática assente em cores sóbrias e elegantes, onde apontamentos de cor e luz transparecem modernidade.

Dado o espaço em que este conceito se insere, e a modernidade que a marca pretende representar, o recurso às novas tecnologias digitais como suportes arquitectónicos para a comunicação foram a opção óbvia, permitindo uma interactividade e dinâmica que de outra forma não poderia existir.

Os vários pontos de comunicação no espaço primam por uma linguagem impositiva, de grande impacto, permitindo uma leitura clara e imediata independentemente do local a que se encontra o Passageiro. Todos os elementos de comunicação foram desenvolvidos para dar a percepção imediata de que se trata de um WineBar distinto, de marca “First Class WineBar” e onde o cliente pode desfrutar diferentes vinhos a copo ou em garrafa.